APRESENTAÇÃO
 Apresentação
 
 Objetivos Gerais
 
 Implementação
 
 Metodologia
 
 Ficha Técnica
 
A Educação Patrimonial terá de ser, cada vez mais, uma prioridade para todas as entidades, que tenham como área de ação o Património Cultural. No entanto, o sucesso ou insucesso das iniciativas das diferentes instituições, não pode ser atribuído apenas a uma das partes, já que somos todos participantes e intervenientes num mesmo processo.
Este projeto procura assim, ser uma ponte que facilite e promova parcerias entre os diferentes públicos e os espaços museológicos. Trata-se de mais um passo numa caminhada de conhecimentos e saberes que desejamos fazer em conjunto.

..............................................................................................

Com este projeto vamos dar a conhecer aos mais jovens o inestimável valor e o interesse histórico, arquitetónico, documental, artístico, etnográfico e social dos bens que integram o património cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, cujos espaços museológicos são excelentes exemplos de preservação e divulgação.

A primeira experiência envolveu 5 espaços museológicos sob responsabilidade direta da autarquia. Podemos seguramente afirmar, que foi uma experiência muito positiva, tendo sido elogiada pela comunidade educativa. Desta forma, e a pedido de diferentes entidades que nos abordaram para estender o projeto a outros públicos, surgiu a necessidade de o alargar, colmatando várias carências detetadas.


Atualmente envolve 7 espaços:

- Casa - Museu Camilo Castelo Branco;
- Casa - Museu Soledade Malvar;
- Estação Arqueológica de Perrelos;
- Museu da Indústria Têxtil;
- Museu Bernardino Machado;
- Fundação Cupertino de Miranda;
- Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado.